domingo, 25 de março de 2012

Rumpestino e outros duendes

 Castelo de Contos
apresenta

RUMPESTINO E OUTROS DUENDES
Texto adaptado e contado por
Paulo Bocca

TEMPORADA
Sala Lili Inventa o Mundo
Casa de Cultura Mário Quintana – 5° andar
De 7 a 29 de abril
Sábados e Domingos
16 horas

INGRESSOS
R$12,00


SINOPSE
Um contador de historias está voltando de uma grande viagem que fez a uma terra distante, onde havia uma aldeia próxima de um castelo e um bosque. Foi lá que ele conheceu algumas historias de personagens muito conhecidos: duendes!
A primeira história é Os Duendes e o Sapateiro. Um pobre sapateiro deixa o material para fazer um par de sapatos sobre a mesa e vai dormir. No dia seguinte tem uma surpresa: alguém fez o serviço dele e com muita perfeição.
A segunda história é Os Três Homenzinhos no Bosque. Uma jovem é mandada por sua madrasta ao bosque colher morango. Lá ela encontra uma casinha com três duendes que dão a ela um grande presente: sempre que falar, sai uma moeda de sua boca. Porém, ao voltar para casa, a madrasta fica com muita inveja e quer saber qual o segredo da mágica.
A terceira é a conhecida Rumpestino, que originalmente chama-se Rumpelstiltiskin. Uma jovem, filha de um camponês, é obrigada pelo Rei a transformar palha em ouro durante três noites seguidas. Se conseguir, ele casará com ela. Caso contrário, ela morrerá. Incapaz de tal tarefa, a moça aceita a proposta de um duende: se ajudá-la, ele receberá o primeiro filho que a moça tiver ao se casar com o rei. Sem alternativa, ela aceita. O duende transforma a palha em ouro e o rei cumpre sua promessa de casar com a moça. Depois de um ano, já com o filho, a moça, agora rainha, recebe a visita do duende que veio cobrar sua parte do combinado.
A montagem de historias segue o modelo de Paulo Bocca: um personagem contador de historias que se comunica com o público, e que o faz se relacionar com a historia através de brincadeiras e tradicionais cantigas infantis.

DURAÇÃO: 50 minutos.

PÚBLICO: a partir dos 4 anos de idade.

CONTATOS
As apresentações para escolas podem ser agendadas através dos telefones (51) 3226 1299 ou (51) 9129 9820 com Paulo Bocca.

VISITE NOSSO SITE
Em nosso site, você encontrará mais informações sobre o projeto Castelo de Contos: http://www.castelodecontos.com.
Para conhecer os livros de Paulo Bocca, acesse o site http://www.aedoseditora.com.

SOBRE PAULO BOCCA
Ator e diretor teatral com experiência em mais de vinte trabalhos entre espetáculos de teatro, TV e cinema; músico e compositor; escritor, contador de histórias e oficineiro. Graduado em Letras com ênfase em Literatura Portuguesa e Brasileira, e mestrando em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul, RS. É um dos coordenadores do Festival Estadual de Contadores de Histórias, promovido pela Biblioteca Lucília Minssen, da Casa de Cultura Mário Quintana de Porto Alegre/RS, e que acontece desde 2008 no mês de outubro. Participa do projeto Autor Presente do IEL — Instituto Estadual do Livro, e já esteve presente em vários eventos literários e feiras do livro como contador, autor e oficineiro.
Pelo seu relevante trabalho como contador de histórias, também é membro da Red Internacional de Cuentcuentos (RIC), com sede em Tenerife, Espanha e conta com mais de mil contadores de histórias de 50 países dos cinco continentes. Seu perfil no site da RIC pode ser acessado em: http://www.cuentacuentos.eu/narradores/miembros/brasil/PauloBocca.htm.
Para conhecer melhor seu trabalho, visite também o seu site particular: www.pauloboccanunes.com.



Um comentário:

António Je. Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho, Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.